Lúdio se diz assustado e quer intervenção de comissão da AL

Deputado crê que os motivos que levaram ao descarte são complexos e devem ser investigados

JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) disse que é responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-MT) investigar o descarte de uniforme escolar

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) disse ter se assustado com o vídeo que mostra alunos da rede estadual jogando uniformes fora e quer que a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Educação, investigue o descarte.

 

É preciso ouvir alunos, pais, professores, a direção e a Seduc, que precisa produzir um diagnóstico sobre o fato

Os kits descartados continham mochila, tênis, meias, camisetas, bermudas, agasalho e calça jeans. Eles foram disponibilizados a alunos do ensino médio ao custo de R$ 116 milhões.

 

O descarte foi flagrado por um morador no bairro Bela Vista, em Cuiabá. Lúdio considerou necessária uma análise conjunta entre Assembleia Legislativa e a Secretaria de Educação de Mato Grosso para descobrir se a situação acontece em outras escolas.

 

“Sinceramente, fiquei assustado e me preocupou demais. Precisamos entender o porquê desse comportamento em jovens. É uma questão complexa, a Comissão de Educação da Assembleia tem que chamar a Secretaria de Educação para identificar se isso foi um fato localizado em uma escola ou se acontece em várias escolas”, analisou.

 

Ele destacou que é necessário elaborar medidas preventivas para que perdas desnecessárias não ocorram novamente.

 

Além disso, o deputado quer que membros da comunidade escolar sejam ouvidos.

 

“É preciso ouvir alunos, pais, professores, a direção e a Seduc, que precisa produzir um diagnóstico sobre o fato. A Seduc tem a responsabilidade de encaminhar uma explicação sem apontar culpados que não o sejam”, concluiu.

Depois do episódio o Governo do Estado enviou um projeto de lei para a Assembleia tornando obrigatório o uso de uniformes na rede.