Mendes propõe qualitativa para definir candidato; Garcia aceita
Presidente do União Brasil Mato Grosso, o governador Mauro Mendes propôs, na manhã desta terça-feira (31), que uma pesquisa qualitativa seja o principal critério para a definição de quem será o candidato da sigla a prefeito de Cuiabá.
O deputado estadual Eduardo Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disputam internamente a candidatura.
Os dois se reuniram com o governador nesta manhã, separadamente. Mendes argumentou que uma pesquisa qualitativa – que foca em entender aspectos mais subjetivos do eleitorado, como o perfil mais aceito e o modo de gerir a cidade – seria um bom critério.
A reportagem apurou que Fábio Garcia aceitou a propositura; já Botelho “ficou de pensar”.
Nos bastidores, Fábio admite que está atrás nas pesquisas quantitativas, quando são aferidos os percentuais de votos caso as eleições fossem hoje, mas que isso, hoje, não lhe preocupa, pois tem convicção de que reúne qualidades para ser um candidato competitivo.
“A qualitativa é importante porque vai mostrar o tipo de gestão que os cuiabanos desejam, e ele [Garcia] acredita que pode fazer uma boa gestão usando o modelo aplicado pelo governador Mendes”, disse uma fonte à reportagem.
Perfis distintos
Por essa ótica, Garcia representaria um modelo de gestão mais técnica, aos moldes do aplicado por Mendes em Cuiabá e no Estado. Já Botelho, em tese, representaria um modelo mais político e tradicional.
O União não definiu uma data limite para resolver a questão. Botelho pressiona para que isso ocorra ainda este ano. O governador ficou de voltar a conversar com ele após a viagem que fará à China e Índia, onde permanecerá por 17 dias.
CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO