Operação procura pedófilos da internet em MT e em outros 12 estados

Equipes da Polícia Civil estão nas ruas de 13 estados brasileiros para cumprir mandados judiciais da Operação Luz na Infância 9, deflagrada nesta quinta-feira (30), com objetivo de identificar autores de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Mato Grosso é um dos estados alvos da operação, ao lado de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Há ainda mandados de busca e apreensão contra envolvidos em 6 países, sendo eles: Estados Unidos, Equador, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Argentina.

A Operação Luz na Infância faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

No ano passado, durante a Luz na Infância 8, morador de Rondonópolis de 22 anos, técnico em informática e foi autuado em flagrante pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, previsto no artigo 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Mais informações

 

Uma coletiva de imprensa dará mais detalhes da operação, às 11h desta quinta, com a presença do Diretor de Operações Integradas, Fernando  Oliveira, do coordenador-geral de Combate ao Crime Organizado da Seopi, Carlos Bock; do coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Seopi, Alesandro Barreto e do presidente do Conselho Nacional dos Chefes das Policias Civis  (CONCPC) Mário de Resende.

 

Por; Gazeta Digital