Paciente é suspeito de cometer injúria racial contra funcionária do Hospital Municipal de Contagem

MG- Um paciente é suspeito de chamar uma técnica de enfermagem de “macaca” durante o plantão de trabalho dela no Hospital Municipal de Contagem (HMC), na Grande BH.

O caso de injúria racial aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) e foi registrado pela Polícia (PM).

A mulher, que pediu para não ser identificada, conversou por telefone com a reportagem do g1 Minas e disse que, enquanto atendia um paciente, um outro que faz tratamento de hemodiálise a chamou pedindo que ela coçasse o rosto dele.

A vítima contou que iria auxiliá-lo com as mãos, mas que ele mesmo conseguia se coçar. O suspeito pediu novamente que ela coçasse o nariz dele, mas a profissional de saúde respondeu que ele mesmo poderia se coçar.

Neste momento, segundo ela, o paciente não gostou e disse: “ Você vai coçar sim, sua macaca!”.

 

Ela relatou o fato aos supervisores e conversou com a assistente social, que acionou a PM e registrou o boletim de ocorrência dentro do hospital.

Segundo a vítima, o homem é branco, tem aproximadamente 42 anos e “está em perfeito estado de lucidez”. Ele ainda teria sido ríspido desde o início do plantão com outros funcionários.

O que diz a Prefeitura de Contagem

 

Leia a íntegra da nota:

“A equipe do Serviço Social Autônomo de Contagem, responsável pela administração do Hospital Municipal do município, está ciente da denúncia.

Apuramos o fato com ambos os envolvidos e todo o suporte necessário à colaboradora está sendo realizado.

O SSA Contagem é contra todo tipo de conduta discriminatória e está tomando as medidas cabíveis para reforçar o combate ao racismo”.

O que diz a Polícia Civil

 

Leia a íntegra da nota:

“A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o fato foi registrado nesta sexta (17/6), como injúria e, na ocasião, não houve conduzidos à Delegacia de Plantão para as medidas legais cabíveis. A PCMG esclarece que trata-se de crime de ação penal pública condicionada à representação da vítima e orienta que ela compareça à 6ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem para formalizar a representação criminal, conforme previsão legal, para dar início à investigação”.

Por; G1