Projeto fomenta uso de Lego no ensino de braille

Tendo trabalhado para ajudar os jogadores a encontrar games e jogos de tabuleiro com a acessibilidade e o design inclusivo de que precisam, foi com algum interesse que descobri recentemente o Lego Braille Bricks. Este é um método baseado em brincadeiras para ensinar braille para crianças.

É uma ótima ideia, e fiquei surpreso por não ter ouvido falar antes, pois existe desde 2020. Cada um dos tijolos braille Lego parece um clássico de dois por quatro, mas os pinos são organizados para corresponder a números e letras do alfabeto braille. A letra e o número também são impressos no tijolo para permitir que crianças cegas e videntes brinquem e aprendam juntas em igualdade de condições.

O projeto é uma parceria entre a The Lego Foundation e o Lego Group. Eles se uniram a associações de cegos para desenvolver, testar e lançar o conceito e agora oferecem uma gama de atividades e materiais que apoiam os profissionais que usam o kit de tijolos no ensino de braille.

Tive a oportunidade de conversar com Diana Ringe Krogh, chefe da Lego Collaboration & Social Ventures, em uma recente celebração dos 90 anos da Lego. Perguntei a ela como surgiu a ideia dos tijolos braille. “Em 2017 e 2018, a equipe de interesse social tratou de uma ampla gama de solicitações para a Lego Foundation. Lego Braille Bricks foi o primeiro projeto que assumimos. A ideia veio de uma organização brasileira usando tijolos de dois por três. Trabalhamos com eles e decidimos estendê-lo para o bloco de dois por quatro para incluir números e letras. Agora existe em 11 idiomas e 20 países e estamos analisando como expandir além disso.”

Quão importante foi trabalhar com outras organizações para garantir que o projeto fosse um sucesso? “É uma estreita colaboração entre o Lego Group e associações de cegos nos países onde lançamos isso”, respondeu Krogh. “Porque não somos os especialistas aqui. Podemos trazer experiência em aprender com o jogo, mas eles têm experiência em deficiência visual.”

É um projeto que claramente se fortaleceu. “Hoje estamos doando as caixas Lego Braille Brick e treinando comunidade e professores. Desenvolvemos uma gama de aprendizado por meio de atividades lúdicas. Oferecer uma gama de habilidades que se encaixam no currículo. Esta é uma área em que continuaremos a investir.”

Perguntei a Krogh sobre outras atividades da Lego Foundation, que detém 25% do Lego Group e recebe dividendos substanciais por esse trabalho a cada ano. “Outra parceria é com a instituição de caridade Play Included. Isso nos permite trabalhar com sua terapia baseada em Lego.”

Além disso, há um fundo de incubadora para encontrar os próximos projetos. “Estamos mapeando outras ideias e startups que deram origem ao nosso programa de aceleração Play For All. Temos US $ 20 milhões para investir e acelerar nosso impacto para ler muito mais famílias com a Lego Foundation”.

 

Por; Forbes