Uma servidora da saúde da prefeitura de Matupá/MT foi presa na tarde desta quinta-feira (09), por atender pacientes se passando por médica. A mulher foi detida em flagrante quando fazia o atendimento de um paciente. A suspeita, inclusive, prescrevia receitas aos pacientes usando o registro de outro médico.

De acordo com as informações da Polícia Civil, as investigações partiram de uma denúncia vinda do Ministério Público, de que a suspeita estaria atuando como médica no posto de saúde. “Foi feita diligência no local, ela foi encontrada atendendo paciente e foi presa em flagrante”, emendou.

A mulher foi presa em flagrante delito, já que a suposta médica preenchia receitas em nome de outro médico. Ela deverá ser autuada por falsidade ideológica, e usurpação da função pública, e também pelo exercício ilegal da medicina.

A prefeitura de Matupá se manifestou em nota, ressaltando que a mulher foi contratada pela empresa responsável pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde, cuja licitação e contrato foram executados em 2019. E ainda garantiu a suspensão contratual com a empresa e abertura do processo administrativo com vistas à rescisão do contrato. “Cumpre destacar que quando a atual gestão assumiu o município a empresa em questão já atuava há vários anos na saúde de Matupá”, ressaltou o comunicado.

Em outro trecho da nota, a prefeitura afirma ainda que a empresa será responsabilizada civil e criminalmente, além de ser penalizada para futuras contratações de serviços públicos. Os médicos que atuam nas unidades de saúde municipal, não são servidores diretos do município, e sim contratados através de empresas.

 

FONTE; FOLHAMAX