Assembleia pede que Governo de MT decrete emergência

JL Siqueira/ALMT

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), disse que diversas cidades mato-grossenses pedem o decreto de emergência

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

Dirigentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pediram nesta quinta-feira (21) que o Governo Estado decrete situação de emergência no Estado por causa da seca que tem castigado o agronegócio.

O pedido foi enviado em caráter de emergência ao gabinete do governador Mauro Mendes (União).

Os deputados Eduardo Botelho (União) e Janaina Riva (MDB), presidente e vice da Assembleia, justificam o pedido baseados nos prejuízos econômicos que a escassez de chuvas pode deixar ao Estado.

“Diante do cenário de seca e estiagem que Mato Grosso enfrentou ao longo deste ano, estamos enviando ao governador um pedido assinado por vários deputados para que o estado decrete situação de emergência”, Janina disse nas redes sociais.

“São vários os relatos de produtores perdendo toda sua da produção, gado morrendo de sede e sabemos que isso impacta principalmente os pequenos, refletindo negativamente em toda a economia do Estado”, afirmou a deputada.

Conforme a deputada expôs nas redes sociais, diversos municípios do interior solicitaram o decreto emergencial.

Ela acrescentou que instituições representantes do agronegócio também fizeram o apelo.

“Esse também é um pedido da Aprosoja, Famato e de municípios como Primavera do Leste, Juara, Canarana e outros que já decretaram situação de emergência para ajudar os produtores nesse cenário de dificuldade”, observou.

Botelho conclui explicando que a Assembleia não tem autonomia para fazer o decreto, por isso a solicitação foi feita com caráter de urgência.

Veja abaixo o depoimento da presidência: